Ananda Banhos Pinheiro

Namastê, querido visitante! Segue aqui um pouco da  experiência…

Agradeço desde já a oportunidade de dar aulas em Fortaleza, e colaborar com o ensino, divulgação e formação do Yoga na Ceará.
Hari Ommmm…

Ananda.

Currículo

Nome: ANANDA BANHOS PINHEIRO

Professora de Hatha Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga.

Aniversário: 17/11/1978

CPF: 617.046.363-53

Sexo: feminino

Contato: (85) 9149-0159 ou anandabanhos@gmail.com

Formação:

  • Psicóloga graduada em 2003 pela Universidade Federal do Ceará.
  • Primeiro Módulo da Formação de Professores em Ashtanga Vinyasa Yoga com Cátia Karin Heuser e  professores convidados em março de 2003 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Logo após a formação é convidada a dar aulas na própria escola, Saraswati Yoga Nilayam.  Muda-se para Porto Alegre. Em dezembro de 2003 assume a direção do Saraswati Yoga Nilayam substituindo Cátia Karin Heuser por 4 meses.
  • Segundo Módulo da Formação de Professores em Ashtanga Vinyasa Yoga com Cátia Karin Heuser e professores convidados em 2004 – Porto Alegre, RS
  • Em dezembro de 2004 compra o Saraswati Yoga Nilayam e o transforma no Samádhi Yoga e Meditação. Coordenou a Escola por sete anos e, em fevereiro de 2012 vendeu o espaço para a Professora Juliana Vaz (contato: 51 9217-6601).
  • Desde 2007 dedica-se paralelamente ao Hatha Yoga, no intuito de atender a praticantes fora do perfil do Ashtanga. Praticando o método Sivananda, Iyengar e Kundalini. Participa de diversos cursos com professores como Pedro Kupfer, Sandro Bosco- SP e Camila de Lucca- SC. Lendo também sobre métodos de purificação como Tatrak Yoga, Kriyas e Shanka Prakshalana (limpeza do fígado e intestino).
  • Em 2008 viaja para Mysore, Índia para praticar por 100 dias com os Professores Pattabhi Jois, Saraswati e Sharath Jois, no Ashtanga Yoga Institute – Mysore, Índia.
  • Em 2008 passa a ministrar aulas de Hatha Yoga, a dar cursos sobre a limpeza dos seios da face (Jala Neti Kriya ou Lota) e auxiliar individualmente praticantes no Shanka Prakshalana (limpeza do trato digestivo)
  • Em 2009 retorna a Mysore, Índia por um mês para aperfeiçoar seus estudos e prática com Sharath Jois no Ashtanga Yoga Institute.
  • Em março de 2010 é iniciada na filosofia e prática da MT- Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogue. Desde então medita no método.
  • Em fevereiro de 2012 retorna de mudança para sua terra natal, Fortaleza-Ce e, em maio 2012,  inaugura Yogamefazbem, com sede no WINDZEN, Praia do Futuro (em parceria com os próprietários Renata Moura e Dudu).

Templo numa cidadezinha próxima a Mysore, Índia!

Um pouco da minha experiência…

Em 9 anos de trabalho como professora em Porto Alegre entrei em contato com uma grande diversidade de expectativas dos meus alunos. Percebi que uns buscam o Yoga por questões de saúde, como pressão alta, insônia, pânico; outros apenas como uma atividade física para manter o peso, o alongamento, a beleza. Existiam ainda aqueles que vinham por uma busca espiritual, com sede de entender mais profundamente a própria existência, a felicidade e a vida no mundo. O mais lindo nisso tudo é que o Yoga pôde atender a todos, e além disso ainda pôde gerar novas buscas e expectativas.

Então, não posso deixar de ser feliz por observar que, independente da expectativa ou do motivo da busca, o Yoga é generoso e revela, em sua prática, o equilíbrio natural das emoções, dos humores e da disposição. O Yoga é profundo, ele cria o ambiente para uma transformação lenta, gradual e duradoura. Qualquer praticante se torna mais seletivo na alimentação e aprende também que os pensamentos não são assim tão involuntários. Podemos escolher ser positivos, alegres, contentes… Adquirimos esse PODER com a prática. PODER de (saber como) ser saudável, PODER de ser feliz, PODER de gerar alegria e confiança àqueles que nos cercam.
Todo corpo, toda pessoa tem necessidade de alternar entre atividade e relaxamento. As vezes o problema é não saber relaxar, ser estressado; outras vezes é ser relaxado demais e não conseguir se concentrar para realizar o potencial pleno de trabalho, de estudo. O Yoga trará o equilíbrio aquele que pratica.

O Yoga e a Meditação desenvolvido em práticas regulares transbordará para todos os níveis da sua vida. O equilíbrio adquirido em posturas será o equilíbrio encontrado nas decisões difíceis; a força desenvolvida na musculatura será a força necessária para enfrentar os desafios, com uma coluna forte e um olhar erguido; o contato com o próprio corpo o possibilitará a construção de uma auto-imagem saudavelmente adequada; e a perseverança em se manter presente nas aulas o libertará.

Abra-se para essa experiência. Deixe-se aproximar de sua verdadeira essência e dela nunca mais se distancie.

Tome as rédeas, aprecie a vida!

Sat Nam…

Eu, Cathia Karin (minha primeira professora) e Natya no mesmo templo em Mysore!

Na entrada do Ashtanga Yoga Institute, Mysore, Índia.

7 comentários (+add yours?)

  1. hernani araujo abrunhosa
    Maio 31, 2013 @ 23:19:03

    quando é que haver formação de instrutores para ashtanga yoga?

    Responder

    • yogamefazbem
      Maio 31, 2013 @ 23:58:15

      Olá Hernani,
      Não temos formação em ashtanga. Mas existem vários cursos nesse estilo de yoga. Informe-se no Claraluz, lá você vai encontrar diversas opções. Contudo, para o ashtanga o que importa mesmo pra ser professor é a prática pessoal.
      Se quiser mas informações, por favor ligue 9149-0159.
      Até mais!
      Ananda

      Responder

  2. Fernanda Giongo
    Jul 28, 2012 @ 19:01:59

    Nossa muito interessante ananda…estou pesquizando sobre tapetinhos de yoga e te achei aqui. Pratiquei contigo no Samádhi yoga alguns meses depois disso fiz formacão com Jamile Ansolin e agora estou morando no Rio Grande do Norte, na pipa e querendo trabalhar com yoga aqui. Foi um prazer te ver e conhecer teu site que está muito bonito. Parabéns! Namastê! Fernanda Giongo.

    Responder

  3. Ana Joeli
    Abr 27, 2012 @ 19:03:58

    Oi Ananda, o site ficou lindo!!! Boa sorte nessa nova etapa e muito sucesso! Grande beijo. Joéli.

    Responder

  4. Otávio Urquiza
    Mar 27, 2012 @ 03:05:31

    A extrema admiração chama-se AMOR

    Responder

  5. Karine
    Mar 25, 2012 @ 23:35:50

    adorei! salvei nos favoritos pra acompanhar sempre!
    beijo!
    Ká.

    Responder

  6. Aline Mayer
    Mar 22, 2012 @ 01:06:38

    Oi Ananda!
    Muita sorte, luz e paz nessa nova etapa da sua vida!
    Adorei o site, ficou muito legal!
    Namastê!!
    Beijos, Aline Mayer

    Responder

Comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: